Determinação Coeficiente Aerodinâmico VW Fusca
DO ALUMÍNIO E SUAS LIGAS
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo instruir minimamente o autor e leitores sobre um assunto de grande importância na indústria metal-mecânica moderna. Tratamento térmico de alumínio e suas ligas.
Hoje vivemos uma realidade em que necessitamos economizar recursos naturais, e o alumínio é de grande valia para este fim. O alumínio é leve, fazendo com que equipamentos possam ter seu peso reduzido (em comparação ao aço), economizando assim energia dos acionamentos, além de ser completamente reciclável.
Porém para poder substituir o aço em utilizações de maior exigência, ele deve ter suas propriedades mecânicas melhoradas, e para isto utilizamos os tratamentos térmicos. 2. ALUMÍNIO E SUAS LIGAS
1. Ligas alumínio – cobre
A liga formada entre alumínio e cobre é a mais empregada, pois possui excelente usinabilidade e boa resistência mecânica, porém sua resistência a corrosão e oxidação são baixas.
2. Liga alumínio – silício
Possuem elevada resistência a corrosão, porém são muito frágeis devido a estrutura grosseira causada pelo silício. Esta fragilidade pode ser resolvida com o uso do tratamento chamado de “modificação”, o qual será descrito posteriormente.
As ligas de alumínio e silício só podem ser tratadas termicamente caso tenham a adição de cobre ou magnésio.
3. Liga alumínio – magnésio
São as ligas que apresentam melhores propriedades mecânicas e anti-corrosivas, além de poderem ser facilmente anodizadas. Porém não podem ser tratadas termicamente.
4. Liga alumínio – estanho
São utilizadas principalmente para a fabricação e de mancais e buchas, devido ao seu elevado limite de fadiga e boa resistência a corrosão pela a ação de óleos de motores. 3. TRATAMENTO TÉRMICO DO ALUMÍNIO
O tratamento térmico do alumínio refere-se aos processos de aquecimento e resfriamento controlados do metal, com o principal objetivo de gerar benefícios e melhorar as propriedades mecânicas das peças