determinacao pm criosoc
824 palavras
4 páginas
Experiência 4Determinação crioscópica de massa molecular
Bernardo Cerqueira Paranhos Tuton Pereira 1010624
Objetivo
Determinar a massa molecular do soluto naftalenoo através de curvas de resfriamento de soluções dele em ciclohexano.
Introdução As denominadas propriedades coligativas referem-se a quatro propriedades físicas características de soluções diluídas (abaixamento crioscópico, pressão osmótica, elevação do ponto de ebulição e abaixamento da pressão de vapor), cujos comportamentos são correlacionados e unidos pelo fato de dependerem do número de partículas de soluto presente (independente de sua natureza química) em uma dada quantidade de determinado solvente. Todas têm em comum o fato do potencial químico do solvente no estado líquido ser diminuído na presença de um soluto (solução no estado líquido), de tal forma que o equilíbrio com a fase vapor (para solutos não-voláteis) ou com a fase sólida seja estabelecido em temperaturas diferentes, a uma dada pressão, ou a pressões diferentes a uma dada temperatura. Uma discussão simples, mas bem didática, desses fenômenos é encontrada em Atkins1 e Levine2.
O abaixamento crioscópico, Tf, do solvente ocorre porque o seu potencial químico na solução é menor que o do líquido puro, enquanto que o da fase sólida (se ela for constituída somente do solvente puro) permanece o mesmo. Então, para restaurar o equilíbrio entre as duas fases (solução e sólida) do solvente, a temperatura deve ser diminuída2. Quando essa temperatura for atingida teremos a igualdade entre os potenciais químicos das duas fases (solução e sólida) do solvente:
O lado esquerdo da equação 1 representa o potencial químico do solvente (A) na solução e o direito, o do sólido puro, sendo que o asterisco indica as espécies puras e aA, a atividade do solvente na solução. A diferença de potenciais químicos que aparece nessa equação (entre o líquido e o sólido), como se refere às espécies puras, identifica-se com a