deterd
Figura – Curva de indiferença do mercado
2. Relação entre Risco e Taxa de Retorno
A diferença entre a taxa de retorno exigida de um investimento de risco específico e a taxa de retorno exigida de um investimento sem risco é denominada prêmio de risco. Na situação mostrada na figura acima, a taxa sem risco é de 5% a.a., um prêmio de risco de 2% a.a. é exigido para compensar uma mensuração de risco 0,4, e um prêmio de risco de 10% a.a. é exigido para compensar um risco 2,0.
Essa escala de risco do eixo x do gráfico é bastante arbitrária, podendo ser, por exemplo, o coeficiente de variação dos resultados possíveis, a classificação de risco de agências de avaliação de risco (rating agencies) ou qualquer outra classificação de risco, mesmo que subjetiva.
Tabela - Categorias de Risco Subjetivas
Tipo de Projeto
Taxa de Retorno Requerida (a.a.)
Reposição de instalações/equipamentos
12%
Aplicação de tecnologia avançada e/ou que proporcionam redução de custos
15%
Expansão de projetos já existentes
18%
Instalação de linha de produtos novos
a) produtos já existentes no mercado
20%
b) produtos totalmente novos sem concorrentes
25%
3. Análise de Sensibilidade
A análise de sensibilidade é uma metodologia de avaliação de risco que identifica as variáveis críticas de um investimento e constrói cenários com essas variáveis.
Se, por exemplo, a análise de um investimento se refere à aquisição de uma nova máquina para produção de um novo produto, colhem-se como dados de entrada para o estudo informações sobre o valor de aquisição dessa máquina, informações sobre vendas, custos de produção,