Detalhes sobre a construção do Maracanã
Empresa contratada : Andrade Gutierrez, Delta e Odebrecht.
Projeto inicial da reforma
Palco da grande final da Copa do Mundo de 2014 e um dos principais cartões postais do Brasil, o Maracanã está passando por obras de reforma que vai dar mais conforto, segurança e visibilidade ao torcedor. Para contemplar as recomendações da FIFA, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado e Obras e a Empresa de Obras Públicas – EMOP,elaborou um projeto de modernização do estádio, com alto nível de sofisticação de engenharia. O prazo de entrega da obra do estádio é 28 de fevereiro de 2013 e a capacidade de público será de aproximadamente 79 mil espectadores.
A reforma é executada pelo Consórcio Maracanã Rio 2014, formado pelas construtoras Odebrecht Infraestrutura e Andrade Gutierrez, e vai permitir ao torcedor assistir aos jogos de posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, além de ficar mais perto do campo. De qualquer ponto do Maracanã será possível ter visão completa do campo, uma vez que a arquibancada estará a 14 metros das linhas do campo.
A nova cobertura do estádio será formada por membrana de fibra de vidro e teflon de alta tecnologia (PTFE) e cabos de aço tensionados. Com durabilidade de 50 anos, a nova estrutura terá 68,40m de vão livre e cobrirá cerca de 96% dos assentos.
A setorização, que permite ao torcedor saber exatamente por onde deve chegar à área da arquibancada, faz com que seja mais rápido e cômodo entrar e sair do estádio. O projeto prevê que o estádio seja totalmente esvaziado em até oito minutos. Para atender a esse quesito, foram construídas quatro rampas e quatro torres de acesso ao longo do anel externo, e serão reabilitadas os acessos ao quinto pavimento pelas duas rampas monumentais. Também serão instalados 16 elevadores e seis novas escadas rolantes, totalizando em 12 ao somar com as existentes antes da reforma. O projeto prevê ainda cinco