Desvantagens do conhecimento teológico
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA – FILOSOFIA
PABLO RAYLAN SOUZA LIMA
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
IMPERATRIZ 2012
PABLO RAYLAN SOUZA LIMA
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia Geral, do curso de Direito da Faculdade de Imperatriz – FACIMP, como requisito para fixação de conteúdo e obtenção de nota, sob a orientação do Prof. MSc. Járedes Araújo de Sousa.
IMPERATRIZ
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ___________________________________________________04
2. CONHECIMENTO TEOLÓGICO_____________________________________05 2.1 FATORES NEGATIVOS DECORRENTES DO CONHECIMENTO TEOLÓGICO ___________________________________________________________07
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS _________________________________________11
4. REFERÊNCIAS ___________________________________________________12
1. INTRODUÇÃO
Antes de se falar em Conhecimento Teológico, é importante compreender o que é Conhecimento de uma forma geral, afinal, este envolve inúmeras faces, sejam elas racionais ou simplesmente empíricas.
No decorrer dos tempos a realidade do homem se tornara cada vez mais complexa, então, para se adaptar a ela, o homem teve de adquirir diferentes tipos de saberes. Um simples lavrador leigo em muitas áreas e iletrado, por exemplo, sabe o dia certo de fazer a sua plantação e sua colheita, bem como as estações certas de semear a sua lavoura e o tipo de solo adequado para cada época do ano. Isso é um exemplo de conhecimento que o homem acumulou no decorrer de sua experiência em decorrência de sua interação com a natureza.
Entretanto, o que diferencia o homem dos animais é que o conhecimento do homem vai muito além do que o mero instinto de sobrevivência. Seu conhecimento o possibilita se sobressair á submissão da natureza, enquanto a ação dos animais na natureza é biologicamente determinada e leva em conta apenas a sobrevivência da espécie.
O homem, por outro lado, é capaz de produzir, transformar e transmitir o conhecimento de