desvantagens das estruturas metalicas
A técnica de estrutura metálica, caracteriza o tipo de elementos estruturais e portantes que constituem o esqueleto de um edifício ou outra construção.
ASPECTOS NEGATIVOS DAS ESTRUTURAS METÁLICAS
O mercado de trabalho visa ao lucro e produtividade, sem que haja um desequilíbrio de elementos durante a prestação de serviços, ou seja, desde a sua concepção, na fase do projeto até a sua execução. Perante esses fatores pode ser observado que existe grandes desvantagens na utilização de estruturas metálicas, como por exemplo:
1. Necessidade de mão de obra e equipamentos especializados.
2. A necessidade de equipamentos pesados ou semipesados, como: guindastes e gruas, que consequentemente encarece a obra.
3. Problemas com a impermeabilização. Devido à maior movimentação da estrutura e interfaces entre elementos, nem todas as empresas são capacitadas para trabalhar com estruturas metálicas.
4. Tempo gasto no detalhamento; Chegando a ser três vezes maior que em outros tipos de projeto, o que permite controlar o processo e cobrar da construtora os erros cometidos.
5. O valor de um projeto de estruturas metálicas é geralmente cobrado 10% a 20% a mais que o da convencional.
6. Exige maior acompanhamento e comprometimento dos profissionais.
7. Um valor econômico para vigas em concreto armado é 6m, ou 1/10 do vão. Para estruturas metálicas o vão econômico é de 13m a 25m ou aproximadamente 1/20 do vão.
8. Necessidade de tratamento anticorrosivo.
9. Limitação da fabricação das peças em fábricas.
10. Limitação do comprimento das peças devido aos meios de transportes.
11. Necessidade de tratamento anticorrosivo; Devido às propriedades mecânicas do aço carbono a corrosão é o problema que mais causa desconforto em sua utilização.
12. Limitação de dimensões dos perfis estruturais.
CONCLUSÃO
Em virtude desses fatos podem-se gerar alguns critérios para analise a respeito dos aspectos negativos das estruturas metálicas, sendo o principal a falta da análise