Destilação
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
DESTILAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina EQA 5103 – Introdução à Engenharia Química do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina.
Semestre Letivo 2014.2.
Florianópolis
2014
RESUMO
A destilação tem por finalidade básica extrair o “puro do impuro”. Consiste na técnica de separação de líquidos presentes em uma determinada solução através da vaporização - seja por auxílio de calor ou por redução de pressão - e posterior condensação, com retorno ao estado líquido. Baseia-se no mecanismo de equilíbrio líquido/vapor. A ocorrência simultânea do aumento da temperatura e da diminuição de pressão e facilita o fenômeno.
As matérias primas utilizadas para destilação são inúmeras, assim como os produtos que resultam do processo, o que faz deste um dos mais importantes processos químicos aplicados na indústria. Gasolina, uísque e óleos terapeuticos, por exemplo, são exemplos de produtos resultado de processos que envolvem a destilação do petróleo, alguns cereais e plantas respectivamente.
Na indústria, a destilação é obtida com o auxílio de uma série de equipamentos, dentre os quais se destacam as colunas de destilação (composta vários tipos de pratos), o revaporizador e o condensador.
Palavras Chave: Destilação. Separação. Vaporização. Calor. Pressão. Condensação. Colunas. Pratos. Revaporizador. Condensador.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................4
1.1. OBJETIVO ...............................................................................................4 2 DESTILAÇÃO..................................................................................................5 2.1 DESCRIÇÃO...................................................................................................5
2.2 TIPOS DE