destilação
PREPARO DO SOLO
O preparo do solo passa por conjunto de ações para criar condições ideais para o desenvolvimento da lavoura, como: aração, erradicação das pastagens, aplicação de calcário (correção da acidez), subsolagem (elimina a compactação do solo), aração com arado de disco (revolvimento do solo), gradagem media (elimina imperfeições do terreno), terraceamento (intercepta o escoamento das aguas, evitando a erosão do solo).
PLANTIO Solo preparado, inicia-se o plantio da cana, onde também são necessárias diversas operações como: sulcação com adubação, retirada de mudas do viveiro, distribuição das mudas (manual), fechamento do sulcos e feito mecanicamente. A adubação mineral e feita com nitrogênio, fosforo e potássio que serão efetuados de acordo com as analises do solo. Nas lavouras e adotada a rotação de culturas, com o plantio de leguminosos (soja, amendoim, etc.)
As lavouras receberão tratos como aplicação de herbicidas (para controle de ervas daninha), fertirrigação (utilizando vinhaça como adubo), ou adubação química (nitrogênio, fosforo, potássio), e controle das pragas (biológico ou químico).
COLHEITA
Colheita inicialmente se faz a aplicação de maturadores com objetivo de acelerar a maturação da cana, amostras da cana são retiradas afim de serem analizadas para verificar seu índice de ATR (açucares totais recuperáveis). A colheita e feita mecanicamente. Esse trabalho substitui o trabalho de 100 homens trabalhando 24 horas.
A palha da colheita e aproveitada através de sua combustão nas caldeiras, gerando vapor que será transformada em energia.
E importante ressaltar que ate 2016 todas a colheita terá que ser mecanizada determinada por lei.
TRANSPORTE
O transporte do canavial ate a usina e realizada por caminhões do tipo: