destilação
2. Introdução Destilação é o modo de separação utilizado na purificação de compostos orgânicos, que frequentemente apresentam algum tipo de impureza. A técnica baseia-se nas diferenças de temperatura de ebulição das substancias. A partir de uma mistura pode-se empregar diferentes técnicas de destilação. A destilação simples é a mais comum na purificação de líquidos e consiste na vaporização de um liquido por aquecimento, seguida da condensação do vapor formado. Mas a destilação simples só deve ser utilizada em purificação de mistura de líquidos em que só um dos componentes seja volátil. A destilação fracionada é utilizada na purificação de misturas de líquidos em que mais de um dos componentes seja volátil. Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o liquido com o ponto de ebulição maior. O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústria química moderna. Pode-se encontrá-la em quase todos os processos químicos industriais em fase líquida em que seja necessária uma purificação.
3. Objetivos
Conhecer os processos de destilação, usando o processo de destilação simples e destilação fracionada e descrever os processos em forma de curvas.
4. Parte Experimental
4.1 Materiais e reagentes Água destilada, balão de fundo 100ml, balão de 250ml pérolas de vidro, manta aquecedora, proveta de 10 e 100ml, sistema de destilação simples, sistema de destilação fracionada, condensador liebig, dicromato de potássio, aguardente.
4.2 Procedimento ;
Parte A- destilação simples
Foi preparada uma solução de 100 ml de dicromato de potássio a 0,025 mol L-1. Colocou-se 80 mL dessa solução em um balão de 250 mL, acrescentou-se a ela algumas perolas de vidro e foi montado um sistema de destilação simples. Primeiramente foi verificado se todas as conexões