Destilação
Introdução teórica Inicialmente para que pudéssemos dar inicio a nossas analises, foi necessário constatar se todos os matérias que seriam utilizados ali estavam disponíveis para o manuseio , e também a preparação das pessoas ali envolvidas. Tal analise deve ser feita para assim saber se o resultado será o esperado por todos ali envolvidos. Tal analise criticamente importante deve ser feita por todos envolvidos, pois desse modo será uma forma de se trabalhar em grupo e assim poder ter mais certeza de tal resultado.
Para o processo de pesagem é essencialmente necessário o uso de uma balança, analítica ou semi-analítica, pois é ela que marca o peso do que se deseja saber. O que diferencia as duas balanças são suas sensibilidades (o número que ela marca após a vírgula):
A balança analítica apresenta três ou mais casas decimais;
A balança semi-analítica apresenta uma ou duas casas decimais.
No processo de pesagem devem-se tomar alguns cuidados para que não se obtenha resultados alterados. A pesagem deve ser feita por apenas uma pessoa ou o mínimo de pessoas possível, pois a medida obtida pela balança pode variar com vibrações ou correntes de ar; Deve-se certificar que o objeto a ser pesado está no centro da balança; Na balança analítica, sempre que for pesar algo, tem que manter as portinholas fechadas para impedir o fluxo de ar; Sempre tarar (zerar) a balança antes de seu uso.
Para o processo de medições de volumes são necessários dois tipos de vidrarias:
TC ou To contain que indica o volume contido no equipamento (como o balão volumétrico);
TD ou To deliver que indica o volume a ser transferido pelo equipamento (como a pipeta)
Para medições de volumes deve-se usar a pipeta ou pipeta volumétrica para se obter o volume de líquido desejado. Para o uso da pipeta, deve-se fazer a sucção da água com o auxílio da pêra de borracha ou um pipetador, nunca com a boca, para que depois possa se