Destilação
Instituto de Química – IQ
Laboratório de Química Fundamental (IQD 114090)
Professor: Marcello Moreira Santos
Experimento 10
Introdução à técnica de Destilação–
Alexandre de Oliveira Faria - 10/0090664
Heloisa Maria da Costa – 10/0104169
Data do Experimento: 26/11/2010
RESUMO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
PROCEDIMENTOS DA PARTE EXPERIMENTAL
Foi montada a aparelhagem de destilação simples conforme a figura a seguir.
No balão volumétrico foram colocados 100 mL de solução de sulfato de cobre de concentração 0,1 mol por litro. Na entrada de água do condensador foi conectada a mangueira com água corrente, ligada á torneira, e outra mangueira foi conectada na saída do condensador com escoamento para a pia.
Alguns pedaços de porcelana foram colocados no fundo do balão volumétrico.
Foi colocado o termômetro próximo ao local de saída do líquido a ser destilado e então o sistema foi parcialmente vedado com fita tipo “veda-rosca”.
Um béquer foi colocado no local de saída do líquido destilado. Em volta do béquer foi colocado gelo picado.
O bico de Bunsen foi acesso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após aproximadamente 20 minutos de aquecimento da solução. A temperatura chegou a 97° C e já era possível observar a evaporação da água da solução. O líquido destilado começou a escoar pelo condensador e foi coletado no béquer. Neste experimento o destilado é a água que estava misturada ao sulfato de cobre, formando uma solução.
Quando a solução é aquecida, o líquido com menor ponto de ebulição começa a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
Observe