destilação simulada
Revisão
A DESTILAÇÃO SIMULADA NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
,#
Alexandre de Andrade Ferreira* e Francisco Radler de Aquino Neto
Departamento de Química Orgânica, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cidade Universitária, CT,
Bl. A, 21949-900 Rio de Janeiro - RJ
Recebido em 7/6/04; aceito em 15/10/04; publicado na web em 17/2/05
SIMULATED DISTILLATION IN THE PETROLEUM INDUSTRY. One of the most widely used physico-chemical characterizations of hydrocarbon mixtures is the determination of their boiling point distribution. Knowledge of the boiling range of crude oils and petroleum products is essential to ensure the correct specification of final products and to control refinery processes. Simulated distillation, a GC based process, has been playing this role for the past decades in the petroleum industry. The main purpose of this work is to show the fundamentals of this technique as well as its present trends.
Keywords: simulated distillation; gas chromatography; ASTM methods.
INTRODUÇÃO
A palavra “destilação” é originária do latim distillare, que significa “gotejar” e descreve o estágio final do processo, quando do gotejamento de um líquido de um condensador para um recipiente de coleta1.
Na indústria do petróleo, a destilação é o processo de separação mais utilizado. O conhecimento dos dados de distribuição dos pontos de ebulição dos componentes de óleos crus e de produtos do processo de refino do petróleo é essencial para o controle desse processo e a garantia da qualidade do mesmo2-4. Os primeiros procedimentos de destilação, padronizados pela “American Society for Testing and Materials” (ASTM), datam de 19265.
Entretanto, na década de sessenta, foi introduzido o conceito de destilação simulada (DS), que passou a fornecer informações bastante confiáveis para a indústria do petróleo em um intervalo de tempo menor6-9. A tecnologia utilizada nesse processo é baseada
na