Destilação Fracionada
DESTILAÇÃO FRACIONADA
ALISON FARO
CHRISTIAN MIRANDA
EDMILSON
LUCAS
RENATA STRAPPA
STEPHANE CAROLINE
ARACAJU
AGOSTO/2012
1.0 INTRODUÇÃO
A destilação fracionada é o método utilizado para separar misturas homogêneas , do tipo líquido – líquido . Exemplo de mistura deste tipo é o petróleo , ou uma simples mistura de água e acetona, que será demonstrada a seguir . Na destilação fracionada os líquidos são separados através de seus pontos de ebulição , desde que eles não sejam muito próximos . Durante o aquecimento da mistura , é separado , primeiramente o líquido de menor P.E ( ponto de ebulição ) , depois o líquido de P.E intermediário e sucessivamente até o líquido de P.E maior .
2.0 OBJETIVO
Separar a mistura de água e acetona utilizando técnicas de destilação fracionada.
3.0 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A destilação fracionada serve para separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com pontos de ebulição diferentes.
O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro com fundo plano, que é aquecido por uma chama. Nesse balão está a mistura homogênea. Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo (geralmente). No topo da coluna de fracionamento está um termômetro, e na lateral, há uma saída para um condensador. O condensador é feito por um tubo interior, que será envolvido externamente por água fria. Ao final do condensador está um béquer.
No balão de vidro é colocada a mistura. Ao ser aquecida, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também. Porém, ao encostar nas bolinhas da coluna de fracionamento, a primeira substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador.
O termômetro serve para manter uma temperatura constante, um pouco acima do maior ponto de ebulição. Ao final do