Destilação Fracionada
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA MECÂNICA
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Luis Carlos Maresana Filho
Turma A
Química-Vanessa
Joinville
Setembro/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta informações sobre a separação de misturas por meio do processo físico de destilação com enfoque na sua utilização pelas refinarias de petróleo. Útil será, portanto expor nas páginas seguintes alguns de seus principais aspectos como: O processo de fracionamento do petróleo, seus derivados, importância para a sociedade.
DESTILAÇÃO
A Destilação consiste em um processo físico que serve para desdobrar as misturas homogêneas através dos seus diferentes pontos de ebulição. Seu processo envolve as etapas de aquecimento, vaporização, fracionamento, condensação e resfriamento (FELTRE, RICARDO. QUÍMICA GERAL). PODE ser dividida entre destilação simples e fracionada.
Destilação simples: Método utilizado para separação de um mistura homogênea de sólido e líquido. Primeiramente há a separação do líquido em forma de vapor e esse vapor depois é submetido ao condensador onde retorna ao estado natural.
Os equipamentos necessários são:
Bico de Bunsen: Responsável pelo aquecimento da mistura;
Balão de destilação: Recipiente da mistura;
Condensador: Percurso onde os vapores produzidos pelo aquecimento passam e são resfriados, transformados em líquido novamente através do processo de liquefação;
Frasco coletor: Recipiente onde é recolhido o líquido;
* a parte sólida da mistura não se evapora, pois não é volátil, permanecendo assim no balão de destilação.
Anexo
Destilação Fracionada: bastante utilizada na sociedade para refino do petróleo, produção de bebidas alcoólicas ou obtenção da cafeína .Esse processo é utilizado para separar misturas de dois ou mais líquidos miscíveis entre si. A principal diferença entre a anterior, é que antes de chegar ao condensador o vapor passa