destilação fracionada
Destilação fracionada é um processo usado para separar dois ou mais líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito próximos ( de 0° a 80°).
Para se realizar a destilação fracionada é necessário o emprego de uma coluna de fracionamento, que consiste em um tubo de vidro no qual seu interior contém obstáculos ou saliências internas, conectado entre o balão e a cabeça de destilação.
Existem vários tipos de colunas de fracionamento, entre elas as mais usadas são a de Vigreux, Hempel e Yung. A coluna de Vigreux é formada por uma coluna de vidro com protuberâncias internas na forma de dedos que quase se tocam. Já a de Hempel é um tipo de coluna empacotada com anéis ou pérolas de vidro. Por fim, a de Yung é composta por uma espiral metálica ou de vidro em torno de uma haste dentro da coluna.
A escolha da coluna é essencial para o bom funcionamento da técnica. Ela é determinada pela dificuldade de se conseguir a separação, pela pressão em que é realizada a destilação e pela quantidade de liquido a se destilar. Estes fatores, principalmente a quantidade de liquido, são importantes para determinar o tamanho da coluna. Uma coluna de fracionamento é projetada para realizar uma série de condensações de vapor e vaporização contínua de condensado, ou seja, uma destilação fracionada é composta pro várias micro-destilações simples sucessivas.
O funcionamento da coluna de fracionamento se baseia no princípio de que o líquido que possui menor ponto de ebulição em uma mistura é o mais volátil e possui maior pressão de vapor.
Ao iniciar o aquecimento da mistura contida no balão de destilação, dois líquidos entram em ebulição e começam a subir a coluna de fracionamento. O líquido que tem maior pressão de vapor se volatiliza primeiro e ganha a coluna de fracionamento. À medida que o vapor de líquido mais volátil sobe pela coluna ocorre perda de energia e conseqüentemente as moléculas se condensam, ocasionando o retorno do líquido, que se choca com as moléculas