Destilação em Refinarias
Dois dos processos de separação em uma refinaria são: destilação atmosférica e destilação a vácuo.
Destilação Atmosférica Após “dessalgado”, o óleo é pré-aquecido em um trocador de calor/queimador a cerca de 300-400ºC. Segue, então, para a coluna de destilação vertical à pressão atmosférica, onde grande parte da carga se vaporiza e se fraciona em diferentes cortes. As frações leves se condensam e são coletadas no topo da coluna, enquanto as pesadas, às vezes, nem se vaporizam e são coletadas no fundo da coluna seguindo para a destilação a vácuo.
Ocorrem quatro retiradas laterais na coluna. Cada fração retirada lateralmente é enviada a uma torre sttripping com 4 a 10 estágios.
Os produtos da destilação atmosférica podem ser tratados como produtos acabados, exceto o resíduo de fundo.
As condições de operação da torre dependem das propriedades do óleo e dos produtos (quantidade e qualidade desejada).
Os produtos da coluna de destilação atmosférica são os seguintes: nafta, gasolina e componentes leves, Querosene, Gasóleo leve, Gasóleo pesado, Resíduo de fundo e Gás de refinaria (metano e etano).
Destilação a Vácuo
A destilação a vácuo reduz os pontos de ebulição das frações pesadas e permite a separação em temperaturas menores. O vácuo, na torre, é mantido através de injetores de vapor e bombas de vácuo, além dos condensadores. A temperatura no fundo da torre é mantida a 355ºC para minimizar um coqueamento indesejado.
Os produtos do vácuo seguem para unidades de craqueamento e/ou coqueamento, de forma a transformar em derivados de maior valor.
Os produtos gerados são os seguintes: gasóleo leve de vácuo, gasóleo pesado de vácuo e resíduo de vácuo.
Em se tratando se processo de