destilação do petroleo
A destilação - quer simples, quer fraccionada - constitui uma separação, puramente física das diferentes substâncias misturadas na solução - neste caso: petróleo bruto. Deste modo, a destilação não altera a estrutura das moléculas e, assim sendo, as substâncias conservam a sua identidade química. O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos em proporções variáveis e tem que passar por umarefinação antes de ser consumido, que consiste numa série de tratamentos físicos e químicos que visam a separação do petróleo bruto em numerosos componentes, os chamados derivados.
O crude é inicialmente submetido à destilação fraccionada que consiste em aquecê-lo e conduzi-lo à parte inferior de uma torre, denominada torre de fraccionamento ou coluna de destilação. Quando o petróleo é aquecido até à sua temperatura de ebulição, liberta vapores que sobem pela coluna. • Os componentes mais voláteis (substâncias mais leves, de baixo ponto de ebulição) ascendemcontinuamente pela coluna de fraccionamento em direcção ao topo da coluna, que é a parte mais fria, até condensarem. • Os componentes de elevado ponto de ebulição condensam-se em diferentes alturas da coluna, de ordem decrescente do ponto de ebulição. Desta maneira consegue-se que, a uma determinada altura da coluna, a temperatura seja sempre a mesma, e que o líquido aí condensado tenha sempre a mesma composição química.
PRODUTOS OBTIDOS
Um dos derivados do petróleo é o gás natural. Como tem um grau de volatilidade muito acentuado, ou seja, passa muito rapidamente do estado líquido para o estado gasoso, pode ser obtido, não só a partir da destilação fraccionada do petróleo, mas também directamente do subsolo, pois pode estar associado a depósitos petrolíferros.
Outro derivado do petróleo é a parafina. O seu ponto de fusão está entre os 58ºC e os 62ºC. Apesar de não reagir facilmente com a maioria dos reagentes químicos,