Desporto no Amazonas
1. INTRODUÇÃO
Diversas pesquisas demonstram que atualmente existe uma crescente consciência da importância do design, de sua gestão e de seu uso como ferramenta estratégica. Este projeto tem como finalidade propor, a partir de uma revisão bibliográfica, um serviço direcionado ao esporte coletivo praticado em ambientes ecológicos, “trilha”. Tendo como público-alvo crianças e adolescentes com idades de 10 a 18 anos que tenham um estilo de vida sedentário, acostumados à tecnologia e que a prática de atividades físicas em contato com a natureza não seja uma constante nas suas vidas.
Será desenvolvida a etrilha que utiliza a própria tecnologia, outrora considerada como uma das principais causas do sedentarismo, para despertar nesses jovens o desejo pela prática de esportes saudáveis. Seguindo os preceitos de que o Design de serviços é capaz de projetar serviços que tenham como foco as necessidades do usuário e que beneficiem tanto as organizações quanto as pessoas que necessitem utilizá-los. Portanto, desenvolver serviços que possam despertar nos jovens o desejo pela prática de esportes de aventura, fazendo uso da tecnologia, é parte fundamental deste projeto para a melhoria da qualidade de vida destes jovens.
5
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Segundo Mattoso (2010) “Porque em pleno século XXI onde a tecnologia esta cada dia mais avançada, as pessoas adquirem doenças e problemas psicológicos muito facilmente?” Os recursos tecnológicos de hoje levam as pessoas ao sedentarismo. As atividades do dia a dia que eram simples de fazer, como levantar do sofá para mudar o canal do televisor, tornaram-se mais fácil ainda e sem esforço algum. Portanto, são hábitos comuns entre crianças e adolescentes ficarem várias horas sentadas em frente a um computador ou mesmo deitados diante da televisão.
Para Guedes (1999) “Infelizmente, a razão da inatividade física nos dias de hoje, em que é necessária a prática de movimentos, é compensada pelos avanços