Desnutriçao
INFANTIL
Faculdade Estácio de Sergipe – FaSe
ProfªCláudia Neves Lemos
CONCEITO
Segunda OMS a Desnutrição é uma doença de natureza clínico-social multifatorial cujas raízes se encontram na pobreza. Ocorre quando o organismo não recebe os nutrientes necessários para o seu metabolismo fisiológico.
Ana Lydia Sawaya
EPIDEMIOLOGIA
• A desnutrição é responsável por 55% das mortes de crianças no mundo inteiro . No Brasil, embora a prevalência da desnutrição na infância tenha caído nas últimas décadas, o percentual de óbitos por desnutrição grave em nível hospitalar, se mantém em torno de 20%, muito acima dos valores recomendados pela OMS (inferiores a 5%).
A desnutrição Está associada a várias outras doenças e ainda hoje é considerada a doença que mais mata crianças abaixo de cinco anos.
Dados do Saúde Brasil 2009
DIAGNÓSTICO
Antropometria
anamnese alimentar (história e frequência )
anamnese alimentar (história e frequência )
exames laboratoriais
condições socioeconômicas e características familiares
desenvolvimento neuropsicomotor
DESNUTRIÇÃO GRAVE :
DESNUTRIÇÃO PROTEICAENERGÉTICA
Forma mais extremas de desnutrição ou desnutrição proteica energética (DPE):Ocorre mais facilmente em crianças em fase de amamentação, desmame, e menores de 5 anos .
MARASMO
KWASHIORKOR
KWASHIORKOR
Kwashiorkor é uma forma de desnutrição associada com extrema deficiência proteica da dieta e uma ingestão inadequada calorias (carboidrato)
ETIOLOGIA
Sua principal causa é a deficiência de proteínas, após o desmame; Deficiências energéticas e de micronutrientes. MANIFESTAÇÕES CLINICAS
ASCITE
EDEMA
MANIFESTAÇÕES CLINICAS
DESPIGMENTAÇÃO DA
PELE/DERMATITE
PELE SECA E
ESCAMOSA
MANIFESTAÇÕES CLINICAS
CABELO FINO E SECO
ALOPECIA
DESPIGMENTAÇÃO DO CABELO
MANIFESTAÇÕES CLINICAS
ANOREXIA
APATIA
COMPLICAÇÕES