Desmistificando O Conceito De Consultas Por Similaridade A Busca De Novas Aplica Es Na Medicina
A Busca de Novas Aplicações na Medicina1
Roberto Santos Filho
Elaine P. M. de Sousa
Agma Traina
Caetano Traina Jr.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – Universidade de São Paulo
Avenida do Trabalhador São Carlense, 400
13560-970 São Carlos, SP
{figueira | parros | agma | caetano}@icmc.usp.br
1. Introdução
Um dos mais importantes benefícios da aplicação de ciências de computação na área médica é a consulta por similaridade baseada em conteúdo como ferramenta de apoio ao diagnóstico. Esta técnica tem sido usualmente aplicada na manipulação de imagens médicas
(tomografia, mamografia, ressonância magnética, dentre outras) em associação aos chamados
Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS – Picture Archiving and
Communication Systems) [Alcocer et al., 96] [Siegel & Kolodner, 99]. No entanto, o potencial das consultas por similaridade vem sendo pouco explorado, podendo ir muito além da aplicação em PACS.
O propósito deste trabalho é apresentar de forma objetiva e simples, porém com algum formalismo conceitual, os fundamentos que suportam a consulta por similaridade, procurando fornecer subsídios aos profissionais de saúde para que vislumbrem novas aplicações em sua área. Portanto, este artigo pretende facilitar a comunicação entre as áreas de computação e medicina, sendo motivado pelo reconhecimento de que, por vezes, é difícil para o pesquisador de ciências de computação identificar aplicações potencias para o seu trabalho.
O artigo está dividido da seguinte forma: a seção 2 apresenta os conceitos em torno de consultas por similaridade, a seção 3 apresenta técnicas para manipular grandes volumes de dados e a seção 4 contém as conclusões e comentários finais.
2. Consultas por similaridade baseada em conteúdo
Ao se trabalhar com um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) contendo, por exemplo, o cadastro de pacientes de um hospital, é comum procurar dados considerando
algum