desmatamentos
Enquanto países desenvolvidos aumentam a produção e o mercado de consumo cresce e fica aquecido, grupos de ativistas caminham em sentido contrário: pregando contra o consumismo desenfreado, contra o crescimento sem planejamento e lembrando que o meio ambiente é quem sofre com o excesso de poluição. Os principais grupos de ativismo contra a poluição são o Greenpeace, o WWF e o SOS Mata Atlântica. Essas Organizações Não Governamentais (ONGs) são tradicionais e exercem papel importante na luta contra a poluição. Saiba mais sobre elas.
Greenpeace
Um dos grupos mais conhecidos no combate à poluição, o Greenpeace tem sede em Amsterdã, na Holanda, e está presente em mais de 40 países, inclusive no Brasil. Fundado no Canadá em 1971 por imigrantes americanos, a organização conta com mais de três milhões de colaboradores, sendo 40 mil em terras brasileiras. São conhecidos por suas campanhas criativas e ousadas e já alcançaram diversas vitórias, em ações contra o desmatamento, as mudanças climáticas, a caça às baleias azuis. O Greenpeace está no Brasil desde 1992, quando foi realizado o fórum em defesa do Meio Ambiente no Rio de Janeiro, a Eco-92.
Projetos do Greenpeace
Entre os projetos do Greenpeace no Brasil também se destacam o programa Cidade Amiga da Amazônia, o Guia do Consumidor, que conta com uma lista de produtos fabricados com transgênicos e sem eles; e a campanha em prol do clima, a Mude o Clima. A excessiva poluição e o desmatamento influem no clima e têm aumentado a temperatura global, o que causa mudanças climáticas como tempestadas, com consequentes enchentes, nevascas e calor em excesso.
SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não governamental que foi criada em 1986 para defender a Mata Atlântica, como o próprio nome diz. A meta é manter o que resta desse tipo de vegetação nacional, conservando os patrimônios naturais e históricos e auxiliando os animais