Desmatamento
O desmatamento é um dos grandes problemas ecológicos enfrentados pelo país na atualidade. Várias são suas causas, e elas têm peso distinto nas diversas regiões, sendo as mais importantes a conversão das terras para a agricultura ou para a pecuária, a exploração madeireira, a grilagem de terras, a urbanização e a criação de infraestruturas como pontes, estradas e barragens.
Além disto, o Rio Corrente tem como características positivas a disponibilidade de recursos hídricos (rios e águas subterrâneas); a qualidade e topografia dos solos (planos); o Índice pluviométrico satisfatório para as atividades praticadas; a existência de órgãos governamentais na região; a presença da Escola Família Agrícola nos municípios de Correntina, Santana, Tabocas e
Brejolândia; a boa credibilidade do BNB junto à sociedade regional; a indução de culturas promissoras no Território (mamona e café); a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água em Santana com Sistema Adutora de 145 km, almejando fornecimento de água potável de boa qualidade para os municípios de Canápolis, Brejolândia, Santana, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.
Sua posição geográfica estratégica, de fácil articulação com o centro Sul e o Nordeste do Brasil, as condições climáticas, pedológica e topográfica propiciaram o desenvolvimento da lavoura irrigada e mecanizada, com alto índice de produtividade de grãos, tornando a região uma das áreas de maior interesse econômico do país sob o ponto de vista agrícola. Assim, profundas transformações ocorreram e continuam ocorrendo na região, com bruscas modificações e adaptações de ordem ambiental, socioeconômica e cultural. Neste contexto, a ocupação da zona rural e a exploração dos recursos naturais ocorreram de forma desordenada e predatória, exigindo hoje medidas urgentes de controle e ordenamento.
Este modelo se expandiu e consolidou, causando grandes conflitos ambientais e