desmatamento
Desmatamento
Barbacena
23 de Abril de 2014
Impactos Ambientais
Desmatamento
Trabalho apresentado à prof. Andre Martins, da disciplina Responsabilidade Ambiental na Hospedagem, do 2° período de hospedagem integrado.
Aluna: Letícia Kelly de Andrade Fonseca Lidiane Caroline Teodoro Nicole de Paula Carvalho
Barbacena
23 de Abril de 2014
As grandes dimensões do Desmatamento
O desmatamento é um processo que ocorre no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas e, principalmente, pelo aumento da densidade demográfica em escala mundial, pois isso coloca em risco as regiões compostas por florestas.
A exploração que naturalmente propicia devastação através das atividades humanas já dizimou, em cerca de 300 anos, mais de 50% de toda área de vegetação natural em todo mundo.
O desmatamento é um dos mais lesivos impactos ambientais, e esta se tornando freqüente principalmente em áreas, ricas em biodiversidades, destruindo assim todo seu ecossistema, ocasionando graves impactos ambientais.
Os efeitos do desmatamento não se apresentam apenas nas áreas onde ele ocorreu; podem ter conseqüências graves em a nível nacional. Os resultados podem ser devastadores, causando desastres naturais e extinguindo espécies importantes para estudos científicos.
Prejuízos do desmatamento
A importância da cobertura vegetal no ciclo de chuvas é indiscutível. Pode-se dizer que as plantas transpiram, seu suor vira vapor, que é transportado para a atmosfera e se transforma em chuva. As chuvas podem beneficiar a floresta ou podem ser levadas para outras regiões pelos ventos. Ao passo que as árvores são arrancadas, o nível de chuvas diminui, as áreas verdes dão espaço a ambientes áridos, acontece a desertificação por causa da diminuição drástica das chuvas.
A desflorestação não é um fenômeno recente, e há evidências de