DESMATAMENTO
Como essa fiscalização não é feita com total frequência, ela acaba influenciando o homem a continuar destruindo a Amazônia. Esse desmatamento é causado por queimadas, derrubamento de árvores, extração de madeiras, obtenção do solo para agropecuária e pecuária.
Em razão dessa ausência de inspeção ocorre o aumento excessivo do desflorestamento que acarreta grandes consequências como: extinção de diferentes espécies, destruição da biodiversidade, erosão e empobrecimento do solo, enchente e assoreamento dos rios, o aumento da temperatura e um dos piores efeitos é que com o derrubamento de árvores quebram o circulo hidrológico e assim vai faltar água não só para os animais, mais também para nos seres humanos.
Aumentando a fiscalização e aplicando pesadas multas aqueles que promoverem o desmatamento não autorizado, vai fazer com que diminua bastante a agressão contra a natureza e a exploração excessiva da Amazônia. A maior fiscalização descobriria com mais frequência desmatamentos irregulares e as multas pesadas a quem pratica o desflorestamento ilegal, iria fazer com que aquele que pratica essa ação pense bem antes de qualquer atitude.
O desmatamento no Brasil é um dos grandes problemas ecológicos enfrentados pelo país na atualidade. Várias são suas causas, e elas têm peso distinto nas diversas regiões, sendo as mais importantes a conversão das terras para a agricultura ou para a pecuária, a exploração madeireira, a grilagem de terras, a urbanização e a criação de infraestruturas como pontes, estradas e barragens.1 2 O estado do Mato Grosso é o mais atingido pelo desmatamento, seguido pelo Pará e Rondônia.3
Desde que o homem chegou ao atual território do Brasil, há milhares de anos, passou a produzir impacto ambiental em ciclos repetidos de