Desmatamento e queimadas; satélite amazônia 1
O desmatamento e as queimadas vem surgindo com grande exatidão no decorrer dos anos, por esse fato as questões ambientais vem sendo discutidas no mundo. Várias idéias estão sendo implementadas para o fim do grande impacto ambiental que a Amazônia vem sofrendo a séculos, uma delas é a implantação de um satélite “Amazônia 1” tendo como umas das soluções de diminuir a ação do homem sobre a maior floresta tropical do mundo.
Combate ao desmatamento e queimadas em 2012.
Os indícios de que 2012 deverá ser um ano com maior índice de focos de calor colocou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em alerta e, por antecipação, o órgão decidiu colocar em prática algumas medidas de prevenção.
De janeiro a abril, 152 focos de calor foram registrados em todo o Estado, 30% a mais que no mesmo período no ano passado, quando foram detectados 107 focos.
Para o Ibama, o fim antecipado do período chuvoso, que culminou na dissipação das nuvens na região Centro-Oeste, contribuiu para o aparecimento maior de focos de calor se comparado ao mesmo período de 2011. Esses números remetem à possibilidade de haver mais queimadas este ano.
Para evitar que os números cresçam e saiam do controle dos órgãos competentes, o Ibama irá criar em todo o Estado 10 brigadas de prevenção e combate a incêndios. Para isso, 262 brigadistas serão contratados por um período de seis meses (abril a outubro) para atuar nos municípios selecionados pelo órgão. A implantação das brigadas será efetivada em parceria com as prefeituras. Para manter os projetos, o Governo Federal irá investir em Mato Grosso cerca de R$ 2,2 milhões.
“É um trabalho de prevenção, de sensibilização dos prefeitos para que a gente possa prevenir, monitorar, combater e, ao final do período, iniciar a preparação de mudas visando a recuperação de áreas degradadas”, destacou a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro.
Caberá ao Ibama selecionar e