Desmatamento Na Floresta Amaz Nica
Desde o início da colonização, o homem tem extraído seus recursos na busca por especiarias. Por causa do aumento da população e a construção de rodovias, as florestas foram as mais atingidas. Sem um planejamento adequado, muitos fazendeiros ou famílias não usam os recursos de uma forma correta. Enquanto, o índio só provocava desmatamento em áreas necessárias a sua alimentação, não removendo os tocos das árvores ou danificando o solo, os fazendeiros na agricultura e fábricas clandestinas causam a derrubada de madeira ilegal. Os focos de incêndios na Amazônia aumentam cerca de 50% ao ano. Órgãos como o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) utiliza sistemas para monitorar estas áreas.
Além disso a ocupação e uso dos solos provenientes do crescimento populacional causam: aparecimento de diversas doenças; contaminação dos rios; depósitos de lixo; falta de saneamento básico; mau uso da agricultura; favorecimento às mudanças climáticas.
Enfim, são diversos fatores que de uma forma ou de outra contribuem para o aparecimento dos impactos que o homem vem causando no ambiente amazônico. O fato é que um bem tão valioso está morrendo aos poucos.
Como evitar:
Plante árvores para reabastecer as destruídas pela humanidade. Esse processo, conhecido como reflorestamento, ajuda a tornar uma floresta sustentável, não permitindo que ela desapareça totalmente. Muitas organizações voluntárias plantam árvores nas florestas em todo o mundo. Se junte a uma dessas organizações, ou simplesmente plantar árvores em sua região, pode ajudar muito o combate ao desmatamento.
Biopirataria
Outro fator preocupante é a biopirataria que não é o contrabando somente de produtos da flora e da fauna amazônica, mas também o uso e domínio dos conhecimentos oferecidos pelas populações existentes na Floresta Amazônica.
Espécies de plantas brasileiras que foram patenteadas por empresas internacionais são:
Açaí, registrado em 2003 no Japão e cancelado pela pressão