Deslocamento de equilíbrio- fisico-quimica- fisqui

797 palavras 4 páginas
RELATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA
Prática 4: Deslocamento de Equilíbrio.

I – Introdução: O Equilíbrio químico é caracterizado pela constância das propriedades físico-químicas macroscópicas de um sistema. Entretanto, o equilíbrio químico é dinâmico, ou seja, as reações direta e inversa continuam ocorrendo com a mesma velocidade. Levando em consideração a reação genérica: aA(g) + bB(g) ⇌ cC(g) + dD(g) constante de equilíbrio pode ser calculada através da fórmula:

Kc= [C]c [D]d (em função das Kp= pcC pdD (em função [A] a [B]b concentrações) paA pbB das pressões)

O equilíbrio pode ser deslocado. A concentração, pressão e temperatura afetam o equilíbrio.
- Concentração: desloca o sistema no sentido direto a adição reagente ou a retirada de produto. No primeiro caso, com objetivo de consumir o reagente adicionado e, no segundo caso, com objetivo de restaurar o produto retirado. Desloca o sistema no sentido inverso a retirada de reagente ou a adição de produto. No primeiro caso, com objetivo de restabelecer o reagente retirado e, no segundo caso, com objetivo de consumir o reagente adicionado.
- Pressão: o aumento da mesma desloca o sistema no sentido onde houver menor número de mols. A diminuição da pressão desloca o sistema no sentido onde houver maior número de mols. Se o sistema possuir a mesma quantidade de mols dos dois lados da equação, esse sistema não será afetado pela pressão. A adição de gases inertes (gases nobres, nitrogênio) sem variação de volume, não afeta o equilíbrio pois não altera as pressões parciais dos gases, aumente apenas a pressão total.
- Temperatura: o aumento da mesma desloca as reações endotérmicas no sentido direto e reações exotérmicas no sentido inverso. A diminuição da temperatura desloca reações endotérmicas no sentido inverso e reações exotérmicas no sentido direto.
* Reações endotérmicas: consome calor. O calor aparece como “reagente”.
* Reações exotérmicas: liberam

Relacionados