Faculdade
Geotecnia é a área do conhecimento que pesquisa e de certa forma fiscaliza a interferência de qualquer infraestrutura construída pelo homem no processo da sua fundação no solo ou na rocha. O profissional da área é o engenheiro geotécnico responsável por projectos de escavações, abertura de túneis, aterros, tratamentos de fundações, fluxos em solos e rochas, além de contenções.
É uma disciplina interligada com a terramecânica, petrologia e áreas da geologia. A Geotecnia não é uma ciência pura e sim o resultado do conhecimento de três áreas específicas: a geologia de engenharia, mecânica dos solos e mecânica das rochas.
A Geologia de engenharia é uma área que cuida de situações e aplicações geológicas pertencentes a projectos de engenharia. De certa forma, planeja e gerência a aplicação tecnológica humana no meio geológico da natureza.
Dois princípios de geologia são de uso comum na geotecnia, o uniformitarismo, e a superposição. Eles fornecem as bases para previsões que podem reduzir a incerteza inerente na maioria dos sites e as incógnitas envolvidas com a operação de muitos processos geológicos, particularmente aqueles que ocorram no passado.
O uniformitarismo defende que os diferentes aspectos geológicos podem ser interpretados segundo processos naturais semelhantes aos que se observam actualmente – “o presente é a chave do passado”.
O uniformitarismo tem por base três princípios: o principio das causas actuais, o principio do gradualismo e o principio de que as leis naturais são constantes no espaço e no tempo.
Abstract: Neste trabalho desenvolveremos o tema da importância das geociências de engenharia nos estudos geotécnicos. Falar-se-á da influência dos estudos geológicos no desenvolvimento da engenharia geotécnica, nos estudos que foram feitos e alguns dos seus exemplos.
A geotecnia, não sendo uma área de estudo muito conhecida a sua importância tem vindo a crescer, uma vez que se debruça sobre técnicas de construção levando em