Desiometria ossea
3654 palavras
15 páginas
Câmara Técnica de Medicina Baseada em EvidênciasAvaliação de Tecnologias em Saúde
Densitometria Óssea
- atualização do parecer de dezembro/04 -
Canoas, junho de 2010.
Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Revisão da Literatura e Proposição da Recomendação: Dr. Fernando H.Wolff, Dra. Michelle Lavinsky, Dr. Jonathas Stifft e Dra. Mariana Vargas Furtado Consultores Metodológicos: Dr. Luis Eduardo Rohde e Dra. Carísi Anne Polanczyk Médico Consultor em Endocrinologia: Dra. Themis Zelmanovicz Coordenador: Dr. Alexandre Pagnoncelli
Cronograma de Elaboração da Avaliação
Reunião do Colégio de Auditores: escolha do tópico para avaliação e perguntas a serem respondidas.
Início dos trabalhos de busca e avaliação da literatura. Análise dos trabalhos encontrados e elaboração do plano inicial de trabalho. Reunião da Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências para análise da literatura e criação da versão inicial da avaliação. Elaboração do protocolo inicial da Avaliação. Reunião da Câmara Técnica com Médico Especialista e Auditor para apresentação dos resultados e discussão. Revisão do formato final da avaliação: Câmara Técnica, Médico Especialista e Auditor. Encaminhamento da versão inicial das Recomendações para os Médicos Auditores e Cooperados. Apresentação da Recomendação na reunião do Colégio de Auditores. Encaminhamento e disponibilização da versão final para os Médicos Auditores e Médicos Cooperados.
MÉTODO DE REVISÃO DA LITERATURA
Estratégia de busca da literatura e resultados 1. Busca de avaliações e recomendações referentes ao uso da densitometria óssea elaboradas por entidades internacionais reconhecidas em avaliação de tecnologias em saúde:
National Institute for Clinical Excellence (NICE) Canadian Agency for Drugs and Health Technology Assessment (CADTH) National Guideline Clearinghouse (NGC) Health Technology Assessment – (HTA – NHS) 2. Busca de revisões sistemáticas e meta-análises (PUBMED, Cochrane e Sumsearch). 3.