DesigualdadeSocial
Curso de Psicologia
Psicologia Social
Desigualdade Social
Ana Paula Castro Rosa Da Silva-B77488-6/PS3B30
Mariana Dos Santos Figueiredo-B66IGA-0/PS3B30
Brasília
Maio de 2014
Apresentação Utilizamos para esta reflexão a primeira sugestão, referente à questão racial, usufruindo da matéria Relações Etnico-raciais no Brasil ministradas pela professora Tatiana Amorin, articulando com temas referentes a esta matéria, (Psicologia Social). Voltando os olhos para tal questão podemos notar que a desigualdade, que muitos negros enfrentam em todas suas vidas é algo extremamente prejudicial, trazendo consigo varias consequências. Mas tendo foco não só na raça, mas sim em toda desigualdade social, e dando destaque aqueles que são marginalizados por ideias e conceitos quais não estão inseridos.
Falaremos da exclusão moral do indivíduo, citando então artigo científico e autores que abordaram esse assunto, cada vez mais abrangente em nosso meio.
]
Reflexão
A desigualdade social é algo muito vivo em nossa sociedade, muitas vezes escondida á sombra da omissão dificultando falar sobre um assunto tão importante para discutir. Nasce e cresce cada vez mais tipos estereótipos criados por uma sociedade ou trazidos de outras sofrendo fortes influencias. É como se fosse um jogo desleal, pois quem não tem nenhuma condição de se encaixar nesses conceitos criados, corre um sério risco de ser marginalizados/esquecidos.
Segundo o texto do capítulo 4 de George Moore, fala que o preconceito é tão velho quanto a humanidade, e por isso de difícil erradicação. O problema maior é que com a desigualdade vem uma sequencia de problemas, que por sua vez é uma grande herança. Alunos da PUC-SP fizeram um artigopara questionar e pesquisar mais profundo a discursão acima, e pode concluir o seguinte: “Conforme Santos (1999), destacado no início
Deste trabalho, assumir a teoria crítica é não se