Desigualdades Sociais
Leonardo de Araújo e Mota Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1998), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001 - 2002 e 2004-2008). Tem experiência na área de ensino de Sociologia, Ciência Política e Metodologia da Pesquisa Científica. Como pesquisador, professor e orientador trabalha com os seguintes temas: Dependência Química, Capitalismo Contemporâneo, Trabalho, Desenvolvimento, Conflitos Sociais e Políticas Públicas. É Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lecionando no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFCS/EUEP) e Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR/UEPB). O autor na composição do artigo como referência utiliza autores como Bresser Pereira, Fernando Henrique Cardoso, Manuel Castells, entre outros, a maior parte desses autores possuem grande influência marxista, uma influência notável também em seu artigo cientifico.
O texto tem como objetivo mostrar a face da desigualdade social em diferentes momentos do sistema Capitalista, desde a era de ouro ate a crise de 2008. O autor faz uma passagem por diferente momentos da história do sistema capitalista, passando pelo Fordismo período de um capitalismo liberal, pela crise do petróleo de 1973 período de neoliberalismo (estado mínimo) até a crise de 2008 período de recessão da economia mundial ressaltado sempre a instabilidade e a desigualdade social.
O autor na sua análise descritiva da historia passa por períodos revolucionários para a humanidade, sua preocupação em descrever o lado