Desigualdade social
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
RACQUEL LIVIA MAIA BATISTA
DESIGUALDADES SOCIAIS
Juazeiro
2013
RACQUEL LIVIA MAIA BATISTA
DESIGUALDADES SOCIAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ciência Política, Oficina de Formação: Questão Social, Economia Política, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.
Prof.: Maria Angela Santini, Paulo Sérgio Aragão, Rodrigo Trigueiro e Sergio de Goes Barboza.
Juazeiro
2013
RESUMO
A desigualdade social ficou mais evidente a partir do capitalismo, tornou se um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mais principalmente os países menos desenvolvidos. Isso se dá principalmente pela distribuição desigual de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente a má formação educacional e o investimento ineficiente dos países em áreas sociais.
É necessário entendermos que a desigualdade social é também como uma espécie de leque de outros tipos de desigualdade geradas apartir da desigualdade econômica, como desigualdades raciais, pobreza, problemas com acesso a moradia, segurança pública, educação de péssima qualidade, desempregos entre outros.
Mesmo com a Constituição Federal e diversos códigos e estatutos, assegurando o acesso à educação, moradia, segurança pública, além de autonomias econômicas e ideológicas, a realidade que se vê ainda é distante do que se reza nos direitos do cidadão brasileiro. Apesar das propagandas políticas nos mostrar que milhões de brasileiros estão saindo da má informação e aumentando de classe social, as desigualdades sociais é um problema que está muito longe de acabar.