Desigualdade social
Edilcéia Barreto Antunes Menezes – Eliane Sebastião – Leidiane Gonçalves – Jamille Chaves Lima – Maíra dos Santos Rodrigues –
Prof: à Distância : Lindolfo A. Martelli
Tutora: Mônica Borba
MACAÉ 17/04/2013
Introdução
Após a leitura dos textos indicados na ATPS de psicologia, em que se fala sobre a humilhação, desigualdade e invisibilidade social, expressando opiniões dos autores que vivenciaram na carne, a rejeição social.
A obra de José Moura Gonçalves Filho resulta de pesquisa realizada que aborda assuntos políticos e sociais. O Marxismo vê a questão social sobre a óptica do pensamento socialista que busca a solução para os dilemas apresentados do ser humano em seu conjunto.
De acordo com Freud, entendem que o problema da humilhação e da invisibilidade social, começa inicial e internamente no próprio indivíduo, por pressões inconscientes, para depois exteriorizar e influenciar a própria coletividade a que pertence.
A psicologia social, como ciência, não deve estudar o homem em separado, e sim sob seu contexto de coletividade.
Humilhação Social – um problema político em psicologia
A desigualdade social trata dos fenômenos psicológicos (Freud) e políticos (Marx), que promovem impactos aos pobres, que constantemente são expostos às mensagens de inferioridade social, causando assim no indivíduo motivo de angústias diversas.
Pelo tema exposto, com a desigualdade social por longos anos, a população vem sofrendo por causa do fenômeno social do capitalismo em que a falta de dinheiro, de hospitalidade numa cidade progressista - onde ninguém estranho dá a mão a outrem - não se sabe o nome do balconista da padaria mais próxima da casa. O retirante chega à cidade grande e