Dia de s. martinho
ENo próximo dia 11 de Novembro comemora-se o S. Martinho, santo venerado por toda a Europa desde há mais de 1400 anos.
Segundo a história, S. Martinho foi uma pessoa de bom coração que se dedicou ao bem-fazer, divulgando por onde passava os ideais do cristianismo. S. Martinho é referido como milagreiro em diversos documentos da época. Conta-se que durante o funeral de S. Martinho, à passagem do cortejo o Sol brilhou, as flores abriram e os pássaros cantaram, nascendo assim a lenda do Verão de S. Martinho.
No Sabugal as tradições do S. Martinho remontam a tempos imemoriais, estando relacionadas com o fim da época das colheitas, com início da época das matanças dos porcos e com a prova dos vinhos novos.
Segundo contam os mais antigos, era costume percorrer as ruas visitando as adegas, provando o vinho novo que alegrava o espírito e afinava as vozes que se erguiam em cânticos.
Outro costume antigo do dia de S. Martinho no Sabugal, era praticado pelos vizinhos que com uma campainha na mão, abriam sem avisar as portas, repicavam a campainha e declamavam uma quadra, fugindo de seguida sem que os donos da casa tivessem tempo de reagir.
Durante muitos anos estas tradições estiveram esquecidas, tendo sido recuperadas em 2008, pela associação Transcudânia em parceria com o cyber-café O BARDO, que organizaram um magusto junto ao Castelo e de novo trouxeram às ruas do Sabugal o som das campainhas, dos bombos e das gaitas, associados às castanhas e ao vinho.
Nos próximos dias 12 e 13 de Novembro de 2010, os festejos de S. Martinho serão de novo realizados no Sabugal estendendo-se desta feita a outras localidades do concelho, Fóios e Quintas de São