Desigualdade social
DESIGUALDADE SOCIAL NO
MUNICÍPIO DE BARÃO DE MELGAÇO
Maria auxiliadora de Arruda Padilha Ra: 1067778
Luciene Araujo da Silva RA: 1070188
Waldomira Santana da Silva RA: 1068007
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
ADMINISTRAÇÃO
SOCIOLOGIA GERAL
LANIA STEFANONI FERREIRA
Cuiabá-MT
21/09/ 2011
Introdução
A fragilidade/resistência da vida humana tomada no sentido ambíguo/complexo sugere o olhar para a dinâmica da vida de grupos populacionais específicos. A pesquisa sobre desigualdade social no município de Barão de Melgaço (MT) buscou o modo de vida dessa população, articulando a explicação do processo econômico e sociais da comunidade de são Pedro de Joselândia onde existem grupos minoritários. Utilizou-se de fontes da Secretaria assistência social e IBGE.
Desse grupo específico se configura como resistência baseada nas relações de solidariedade e familiares e a fragilidade na dificuldade do acesso ao trabalho, serviços de saúde e equipamentos públicos. O estudo de uma comunidade específica teve como objetivo compreender os elementos relacionados com o modo de vida e as práticas de saúde delas decorrentes, em um ambiente cuja dinâmica do ritmo das águas está integrado nas experiências desse viver.
A localização geográfica, o Pantanal norte mato-grossense, considerada Patrimônio da Humanidade, a ser preservada como reserva de biodiversidade, implica alterações nas condições de vida para as populações que tradicionalmente habitam esse ambiente, toma-se como princípio que a busca de ambientes favoráveis à saúde e aos ambientes saudáveis são fundamentais para a manutenção da vida humana.
Desigualdade social, grupo minoritário
O município de Barão de Melgaço com uma área de 11.377 quilômetros quadrados tem uma topografia plana de 97,5% de sua área, que é inundável nas épocas de