Desigualdade social
A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia, pelos alunos: Felipe Alexandre de Nóbrega-RA 402905 Rogéria Moura de Brito-RA 404570 Liriane Ribeiro Souza – RA 404521 Rafaela Silveira LOT-RA 404370
Polo Bauru 2013
“A moral e os costumes que dão cor à vida têm muito mais importância do que as leis, que são apenas umas das suas manifestações. A lei toca-nos por certos pontos, mas os costumes cercam-nos por todos. “Os lados, enchem a sociedade com o ar que respiramos. “Fernando Braga da Costa (Psicólogo).”
* Introdução:
O trabalho a seguir, tem como objetivo demonstrar como os seres humanos estão cada vez mais se esquecendo de valores, como amor ao próximo, companheirismo, amizade e estão se deixando se levar por um mundo capitalista onde todos nós se tornamos escravos do dinheiro. Pessoas acabam se conformando com as diferenças sociais, com suas dificuldades de tanto que se tornaram oprimidos pela classe dominante.
O conceito de Invisibilidade Social tem sido aplicado, em geral, quando se refere a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença, seja pelo preconceito, o que nos leva a compreender que tal fenômeno atinge tão somente aqueles que estão à margem da sociedade.
O objetivo é mostrar o sofrimento psíquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídos, sobretudo trabalhadores que desenvolvem um trabalho considerado desqualificado e socialmente rebaixado o que poderíamos chamar de trabalhadores braçais relatos de uma humilhação