Desigualdade Social
Diretor: Luizinho Shuersosvski
Professora: Elizangela
Aluno: Leonam Da Silva Gomes
Turma:123
Pesquisa De sOCIOLOGIA
Desigualdade Social
A desigualdade social existe desde os primórdios da sociedade é caracterizada pela existência de desigualdade de oportunidades e chances para diferentes posições sociais ou status dentro de um grupo ou sociedade.
Ela está presente em toda a parte do mundo tanto em países ricos até os mais pobres mais o alvo principal são os subdesenvolvidos ou não desenvolvidos ocorre pela má distribuição da renda ou pela falta de investimentos em áreas sociais falta de trabalho e corrupção.
E à distribuição desigual de renda, riqueza e bens materiais. Habitação, por exemplo, é uma desigualdade de condições com os sem-teto e os que vivem em conjuntos habitacionais sentado no fundo da hierarquia, enquanto aqueles que vivem em mansões de milhões de dólares sentado no topo.
Desigualdades existe também entre as oportunidades e saudades que certos indivíduos têm e outros não como nível de escolaridade estado de saúde e tratamentos pelo sistema de saúde proporcionado para esses cidadãos.
O sistema capitalista, tem suas concepções que não trata de uma justa distribuição de renda, ao contrário a sistemática adotada contribui diretamente para que haja mais desigualdade e desta maneira, a fome atinge milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. Esta situação é emergente, pois dela ele deriva a falta de condições básicas de emprego e renda que contribua diretamente para uma melhor qualidade de vida de toda uma população. A qualidade de vida é limitada apenas a uma minoria, que dispõe de saúde, educação, moradia, cultura e diversão.
A falta de oportunidade e estudo para as pessoas menos desenvolvidas e consequentemente espaço no mercado de trabalho atingindo a maior parte da sociedade brasileira acaba gerando