Desigualdade Social
- Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda;
- Desigualdade racial; desigualdades entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo;
- Desigualdade regional; desigualdade entre regiões, cidades e estados;
- Desigualdade de gênero: desigualdade entre os sexos (homens e mulheres).
Quando o assunto é os “Rolezinhos”, nota-se a clara e gritante existência de uma desigualdade social em que o preconceito social culminou em pânico e espanto, no qual pessoas de uma classe mais elevada não aprovaram que uma classe menos abastada pudesse frequentar determinado ambiente. Esquecem que a má administração de recursos e distribuição de renda, juntamente com a falta de investimento nas áreas sociais e culturais, saúde e educação, geram consequências como pobreza, fome e marginalização de parte da sociedade.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), indica a qualidade de vida da população de um determinado local e apesar de toda a desigualdade presente no Brasil e por ser o oitavo país com maior índice de desigualdade do social e econômica do mundo segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), ainda assim, mostra que nenhum desses fatores interferem diretamente na quantidade de títulos adquiridos ao longo das “copas do mundo”.
Com essa latência da comunidade em possuir um pré-conceito com coisas as quais fogem da sua realidade, ao mesmo tempo em que acreditam e lutam por direitos, colocam uma barreira sobre a igualdade e a liberdade, guardando uma falsa comunhão quando a bola bate na rede e sai um golaço. Dessa forma, tudo esquecido e perdoado. Não existe pobre, rico, raça ou gênero.