desigualdade social
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho,irei abordar o curta metragem BMW vermelho(1),fazendo uma analogia entre o tema e a nossa realidade social.
O presente tema,embora complexo,nos mostra uma realidade,que está muita próxima de nós,pois mostra o despreparo de uma família,diante de algo que deveria trazer benefícios,mas ao invés disso,traz danos e perdas.
Trata-se também das várias expressões da questão social,tanto na comunidade em que a família do tema em questão vive,quanto dentro de seu lar.
Toda a história se passa em uma favela,onde a simples chegada de um carro importado,causa grande comoção nos seus moradores,que se dão por satisfeitos de poder apenas entrar e sentar-se no carro,embora nenhum deles tenha tirado o carro do lugar.
Questão social e suas várias expressões O serviço social tem na questão social a base de sua fundação,como especialização do trabalho.Questão social apreendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura,que tem uma raiz:a produção social é cada vez mais coletiva,o trabalho torna-se mais amplamente social,enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada,monopolizada por uma parte da sociedade(Iamamoto,2007,p.27)(2)
A presente citação resume de forma clara,a questão social em nossos dias,onde a produção é coletiva,mas o lucro é privado,isso nos mostra quão grande é a desigualdade entre burguesia e proletariado.Fazendo uma analogia entre a citação acima e o curta metragem BMW vermelho,podemos resumir que o mesmo trata-se também das diversas expressões da questão social,desde a desigualdade presente na sociedade até a falta de preparo para usufruir daquilo que é seu por direito. realidades parecidas,lugares diferentes
No ano de 2011,houve um episódio em meu município,que muito me lembra a do curta metragem.