desigualdade social
Existem vários problemas sociais que vem afetando várias nações hoje em dia, um deles é a desigualdade social. Um problema que gera ao individuo outros problemas como: humilhação, sentimento de inferioridade e de desrespeito com sua maneira de viver. Isso acaba se tornando um desafio a mais na batalha contra a desigualdade social, já que, esta transformação social do individuo que sofre, esta agregada ao jeito pelo qual ele se associa consigo mesmo e com o mundo que ele compete.
Fonte: http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-social/desigualdade-social#ixzz2kjMgk2gy
Psicologado - Artigos de Psicologia
DESIGUALDADE SOCIAL
O conceito de desigualdade social compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. (CAMARGO, 2011). A desigualdade econômica é a mais conhecida - e chamada muitas vezes erroneamente de desigualdade social - caracterizada pela distribuição desigual de renda.
Fonte: http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-social/desigualdade-social#ixzz2kjM2asHG
Psicologado - Artigos de Psicologia
DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
‘’O destino não estava traçado e o caminho não era único, ainda que o passado tenha o seu peso no presente. O Brasil foi fundado sobre o signo da desigualdade, da injustiça, da exclusão: capitanias hereditárias, sesmarias, latifúndio, Lei de Terras de 1850 (proibia o acesso à terra por aqueles que não detinham grandes quantias de dinheiro), escravidão, genocídio de índios, importação subsidiada de trabalhadores europeus miseráveis, autoritarismo e ideologia antipopular e racista das elites nacionais. Nenhuma preocupação com a democracia social, econômica e política. Toda resistência ao reconhecimento de direitos individuais e coletivos (GARCIA, 2003, p. 9).’’
REPORTAGEM UOL: Brasil é oitavo país em desigualdade social, diz pesquisa