Desigualdade social
Tamiris da Silva Montania [1]
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer algumas explanações sobre como hoje em dia a desigualdade social esta ao nosso redor e muitas vezes não prestamos a devida atenção, neste sentido nosso olhar é voltado especificamente para as crianças e adolescentes.
Palavras-chave: Educação, adolescentes, Desigualdade
A desigualdade social esta presente desde quando o homem constituiu a sociedade, conforme o tempo foi se passando, e com o advento do sistema capitalista, que em suas bases é reprodutor e criador de desigualdades, se intensificou ainda mais.
O que se pode dizer a respeito de desigualdade entre crianças e adolescente que acontece e muito? Podemos citar as escolas onde é bastante visível as faces da desigualdade, onde muitas vezes professores e demais funcionários da educação se relacionam com os alunos levando em conta somente as condições financeira que cada uma apresenta.
A tendência é que quanto mais a população aumente maior o numero de pessoas que estarão abaixo da linha da pobreza e em torno de 55% são crianças ou adolescentes. (ECA)[2]
Uma das facetas da desigualdade é a má distribuição de renda, uns com pouco e outros com tanto, não é correto algumas pessoas, denominadas milionários, bilionários, ganharem em somente um mês o que a maioria não ganhara em toda a sua vida produtiva.
A desigualdade social é uma das maiores mazelas do Brasil, as crianças e adolescentes estão entre os que mais sentem seus efeitos. O que também contribui para o aumento do numero de pessoas vitimas da desigualdade social é o fato de ocorrerem grandes taxas de natalidade em meio a população pobre, levando as famílias a serem constituídas por dois ou três adultos e normalmente mais de cinco crianças, chegando em alguns casos a dez ou até treze crianças. Com isso, os que sofrem mais com a pobreza e a escassez de alimentos são os menores.