Desigualdade social
Neste trabalho iremos abordar um tema muito polêmico e preocupante para toda sociedade, as desigualdades tanto social como cultural que afetam nossas crianças. Durante todo tempo falamos em uma boa qualidade de vida. Muitos buscam um mundo mais humano e justo para todos, um lugar onde todas as pessoas possam viver em perfeita harmonia e igualdade. Nossa própria constituição prega pela a igualdade entre todos, mais nem sempre foi isso aconteceu, a desigualdade social no Brasil é um reflexo de vários fatores como a pobreza, a má distribuição de renda, falta de oportunidades, analfabetismo e muitas outras existentes na sociedade capitalista.
Como mostra no vídeo proposto para o trabalho as desigualdades já começam de muito perto, são prédios grandes e muito bem arquitetados, onde foram investidos milhões para que fossem construídos enquanto ali bem ao seu lado existe uma favela, sem nem uma infra-estrutura, com barracos de papelão, total falta de saneamento básico, crianças esquecidas nas ruas pelos pais, muita violência e nem uma atenção do governo voltada para essas questões. As desigualdades no Brasil são seculares, vem desde a colonização dos índios que tiveram suas terras tomadas e feitos de escravos, da exploração do trabalho do homem branco, da escravidão dos negros, tudo isso formou uma sociedade que dura ate hoje, as riquezas concentrada em uma minoria, enquanto a maioria da população vem sido excluída do desenvolvimento, mas não só em nosso pais como em todo mundo, como muitas pessoas falam por ai desde que mundo é mundo existe a pobreza e desigualdade social, muitos com nada e poucos com muito.
O propósito deste trabalho é apresentar um pouco da realidade de nossas crianças, da desigualdade que tanto afeta o Brasil e também falar sobre casos que acontecem e aconteceram na minha cidade e no meu estado, mostrar as causas, as conseqüências e medidas que devem ser tomadas para serem feitas