Design e metodologia
Teoria e metodologia do design são reflexos objetivos de esforços que se destinam a otimizar regras e critérios e com sua ajuda o design poderá ser avaliado e também melhorado.
História da Metodologia do Design No desenvolvimento da metodologia e teoria do design, as ciências humanas têm um papel muito especial. A constante crise dos sentidos da disciplina do design fez sentir uma maior necessidade de reflexão e teoria de filosofia. Por isso, é necessário verificar que aspectos da teoria do design ou da metodologia do design têm fundamento na filosofia européia. A filosofia grega teve o maior impacto, com Sócrates, Platão, Aristóteles e Arquimedes.
Semiótica e Design na Visão do Autor O autor acredita que design é uma disciplina que não produz apenas realidades materiais mas especialmente preenche funções comunicativas do interesse dos designers, como o atendimento de funções práticas, isto é , as capacidades funcionais e técnicas dos produtos, questões do uso ou aspectos do atendimento de necessidades e funções sociais. Na virada do século 19 para o 20 já havia o conceito dos "móveis falantes", que são justamente designs que tem dentre seus objetivos, o de transmitir sensações, compreensão do uso etc. Com as cadeiras, por exemplo, podemos demonstrar, de forma evidente, que os projetos de produtos não precisam atender apenas a fatores ergonômicos, construtivos, técnicos de fabricação, econômicos ou ecológicos.Umberto Eco (1972) esclarece com o exemplo de uma cadeira tem na função "sentar" apenas uma dentre muitas outras, e que muitas vezes é mal atendida. O trono (como ele se refere à função da cadeira) deve muito mais transmitir majestade, representação do poder,