Análise Crítica - A metodologia do Design
ANÁLISE DOS PROCESSOS METODOLÓGICOS DO DESIGN
Curso: Design de Ambientes
Disciplina: Metodologia aplicada ao projeto de design I
Aluna: Thaís Guimarães
Professores: André Mol e Sâmela Viana
Belo Horizonte
2012
Processos metodológicos do Design
O processo metodológico do Design se caracteriza pela organização de etapas que visam garantir qualidade e suprir as necessidades do usuário/cliente. No entanto nem sempre essas técnicas atendem as mais diversas situações e problemas. Fuentes (2006)afirma que:
“A metodologia do design tem por objetivo aumentar o conhecimento das coisas e dar maior sustentação ao ato criativo, permitindo ampliar os pontos de vista sobre um determinado problema, aumentando o seu conhecimento e facilitando uma perspectiva criativa, global até sua resolução.”
Com passar das décadas, os métodos aplicados ao Design vêm sofrendo mudanças. Ao comparar o método proposto por Bernhard E. Bürdek, em 1975, com o processo atual empregado em uma nova área de atuação do designer chamado “Design Thinking”, percebi que a metodologia aplicada a eles são muito parecidas. A maioria consiste basicamente em: 1) Definição do problema, 2) análise, 3) solução. Essas etapas se diferenciam pela forma de organização das fases das atividades e pelo contexto atual no qual são empregados. Os primeiros métodos com origem nos anos 60, ainda não se preocupavam com questões como: “para quem” era o projeto, ou quem era seu usuário. Eles usavam um modo mais dedutivo baseado em avaliações e experimentos aplicados no design industrial e se preocupavam mais com a estética. A partir dos anos 70 começam a pensar sobre uma nova forma de orientação para a metodologia do design, os métodos apresentavam valores distintos aos da década passada. A estrutura deixa de lado o caráter descritivo que não tinha muitos retornos e eram pouco flexíveis, e passa a ser prescritivo,