Design de mobiliário
FUNÇÃO
Necessidades exigidas por determinadas ações ou tarefas.
A forma deve adaptar-se a função.
Função primária: explica a própria existência do produto, ex: sentar
Funções básicas: que faz funcionar o produto, ex: assento
Função secundária: que ajudam, suportam ou melhoram a função básica (o material do assento).
Funções de uso: possibilitam o funcionamento do produto
Funções de estima: característica que o tornam atrativo
Análise e avaliação de similares
A análise de similares tem como objetivo identificar tendências, melhorias desejáveis e acima de tudo verificar pontos a serem alcançados e evitados.
A técnica de análise de similares visa identificar os pontos fortes e fracos dos produtos concorrentes antes de se projetar o seu próprio produto.
Os produtos da concorrência são analisados e listados a fim de verificar pontos positivos e negativos (CYBIS; BETIOL; FAUST, 2007).
Para a análise dos similares foram observadas as características fundamentais de uma superfície de trabalho que são: cor, materiais e estética e se há regulagem de altura. Esses quatro requisitos foram analisados nos três similares (figura 03) com intuito de identificar melhorias e seus pontos positivos.
Análise e avaliação de similares: exemplo
Os resultados da análise demonstram que existe uma preocupação da categoria em manter um suporte para guardar os materiais sob o tampo da mesa.
Também reforçam a utilização do uso de aço tubular pintado em cores diferentes do tampo. As cores do tampo variam conforme os produtos analisados e na maioria desses a cor possibilita baixo contraste com as folhas do caderno, possibilitando uma melhor legibilidade e menos cansaço da visão.
As medidas referentes à altura e a medida do tampo são praticamente as mesmas nas três superfícies de trabalho analisadas fazendo com que pessoas com muita diferença de altura, para mais ou para menos, não tenham o mesmo conforto que as