Design de interiores
O que é um Design de Interiores?
É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
Área de atuação
Atua na ocupação de espaços cuja arquitetura já está pré-definida de forma a interagir com ela para oferecer conforto e bem-estar a seus ocupantes. Assim poderá projetar, intervir e conceituar os diversos espaços ocupados pelo homem com a ergonomia, tecnologia, saúde e cultura.
O aquecimento da área de construção civil favorece o mercado para bacharéis e tecnólogos. Além dos escritórios de arquitetura e de design de interiores – tradicionais empregadores –, há procura por parte de clientes residenciais, que precisam de orientação na hora de reformar e decorar a casa. Esse é um nicho que cresce muito. Outra forte demanda vem da área corporativa, em que o designer é requisitado para elaborar andares inteiros de escritórios e salas de reunião.
O Profissional
A transição com bastante desenvoltura nas áreas de arquitetura, decoração e design, conceitua a Marcelo Rosenbaum um dos maiores profissionais do ramo. Ele começou a trabalhar com arquitetura aos 17 anos, quando ainda cursava o primeiro ano de faculdade, projetando a loja