Design da Informação
Bacharelado em Design - Linha de Formação específica em Design Digital
Nome do aluno: Rafael Bezerra da Silva Aguiar
Curso e semestre: Design Digital – 4ºSemestre
Para iniciar o texto vamos conceituar o que seriam dados e informações. Dados são elementos da informação, são símbolos que representam um fato, não são em si a informação desejada, e sozinhos não conseguem produzir nenhum significado. A informação é o conjunto de dados processados com significados que são atribuídos através de convenções, sendo ela também a base para o conhecimento.
Os dados e as informações são de vital importância para o design e para a comunicação em si, pois sem eles ela não existiria e se baseando em duas palestras do TED assistidas temos alguns conceitos e ideias sobre esse assunto.
Hans Rosling em sua palestra: As melhores estatísticas que você já viu submetida ao TED, diz que muitas vezes a informação que dados produzem é repleta de preconceitos e generalizações, então para evitarmos isso devemos começar a utilizar esses dados buscando constituir uma informação mais consciente, sem generalizar e sem preconceitos.
Em discussão na sala de aula também levantamos a questão de ser difícil a coleta de dados, na maioria das vezes se cruza os dados encontrados gerando assim as informações e o modo como usamos os dados gera uma informação que gera uma ação, pois toda a informação lançada tem um objetivo, tem um retorno, mas para que ela ocorra sempre existiram os dados que são cruciais, sem eles não haveriam informações.
Hans Rosling também diz que nós devemos deixar os dados mudar a nossa mente e se conseguirem também poderão mudar o nosso comportamento.
Na palestra: “A beleza da visualização de dados” de David McCandless que foi submetida ao TED, ele nos traz diverso conceitos e ideias relacionados ao dado. Ele diz que todos nós como visualizadores exigimos um aspecto visual para nossa informação e segue fazendo uma analogia com a selva quando diz