Desenvolvimento
Baseando-se na estratégia de liderança de um dos maiores do ramo Lee Cockerell que administrou um gigantesco império chamado de Wall Disney Resort, que nos leva a pensar em nossos colaboradores como parte da empresa, assim humanizando o tratamento patrão empregado. Ele nos mostra como fazer isso quando nos diz que a melhor forma de buscar um resultado com o cliente é tratar o seu colaborador da mesma forma que quer que ele trate o seu cliente. Ser gentil, educado e principalmente valorizar cada trabalho desempenhado na empresa, pois nenhum é mais importante do que o outro. Outro aspecto que ele aponta e que também vamos implantar em nossa empresa é a de ouvir os nossos colaboradores, todos podem e devem opinar sobre diversas mudanças e qual a melhor forma de executá-las, pois ninguém melhora para apontar as falhas e nos mostrar o que o cliente quer do que a pessoa que está diretamente ligada a ele. Tendo como palavra chave em nosso relacionamento com o colaborador e com o cliente o Respeito, teremos relações sadias e assim criaremos um vínculo com ambos, fidelizando nossos clientes e colaboradores.
Nos grupos de treinamento, o coordenador é um educador que orienta o grupo para a aprendizagem de um material de estudo muito especial: o próprio grupo, suas características de constituição e funcionamento. Através desse estudo, o indivíduo, como membro desse grupo, é levado a estudar também seu próprio papel, sua personalidade e atuação, e seu significado ou conseqüências para os demais membros e o grupo como um todo.
O desenvolvimento interpessoal passa a ser uma necessidade de desenvolvimento organizacional e social. Sendo a pessoa o subsistema principal da organização, este sistema e o macrossistema social dependerão do funcionamento efetivo do primeiro, em seu contexto habitual - o grupo humano.
O desenvolvimento interpessoal pode ser orientado para três níveis de conseqüências: o individual, o grupal e o organizacional.
No nível