Desenvolvimento
O que fazer após a contratação é uma dúvida de muitas empresas, que nem sempre sabem como integrar o novo colaborador à organização. Embora alguns questionem se esse processo é realmente importante, nossa experiência garante que a integração é fundamental para o sucesso do novo funcionário. “Esse processo visa possibilitar que os recém contratados conheçam mais sobre a empresa, cultura, missão, visão e valores dela” .
Para integrar novos colaboradores, o gestor pode contar com a comunicação interna e com o departamento de RH. Sempre deve acontecer um bom diálogo com o candidato antes e depois da contratação, sem esquecer que a equipe também tem de ser informada. “É importante que haja uma conversa com o novo funcionário, tanto do seu líder, quanto do RH, para falar sobre a expectativa da empresa, quais atividades ele irá desenvolver e o que deve aprender e aplicar na organização.
Após o bate-papo, é hora de partir para outra fase importante da integração: a apresentação do novo colaborador para a equipe. Em algumas empresas isso acontece por meio de comunicados via e-mail, mural, boletim institucional, etc. Nas pequenas empresas, normalmente esse momento ocorre através de apresentação pessoal, na qual o novo funcionário visita todos os setores e é apresentado ao grupo, principalmente àqueles que têm alguma relação com seu trabalho. “Profissionais preparados para recepcionar e instruir novos colaboradores, amparados por programas de integração, são altamente motivadores e demonstram que a empresa tem organização, estrutura e políticas claras, que denotam transparência e interesse no novo colaborador como membro efetivo da equipe”.
Um erro que deve ser