Relat Rio De Finos Por Lavagem
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Laboratório de Materiais de Construção Civil
Professor: Gianni Ferreira Alves
DETERMINAÇAO DO MATERIAL FINO QUE PASSA ATRAVÉS DA PENEIRA 75ΜM POR LAVAGEM (MATERIAL PULVURULENTO)
Alunos do 7/8° período:
- 204485, Bruna D’Assumpção Mata
- 205670, Caio Fiel Borges
- 204882, Patrícia Fiel Abreu Batista
-207846, Tatiana Paganotti Torres
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Setembro/2015
1. SUMÁRIO
2. INTRODUÇÃO 3
3. MATERIAIS E MÉTODOS 4
3.1 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 4
3.2 PROCEDIMENTO DE ENSAIO 5
4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 10
5.CONCLUSÃO 11
6. REFERÊNCIAS 11
2. INTRODUÇÃO
Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros. (ALBUQUERQUE)
Conforme a NBR 7219, materiais pulverulentos são partículas minerais com dimensão inferior a 0,075 mm, inclusive os materiais solúveis em água, presentes nos agregados.
Os materiais pulverulentos (argila e silte) recobrem os grãos do agregado dificultando a sua aderência, além disso, tem grande superfície específica que exige água em demasia na aplicação, aumento a relação água/cimento e assim acarretando perda na resistência do concreto.
Neste trabalho iremos realizar o ensaio de determinação do material fino que passa pela peneira de 75µm por lavagem (material pulverizado) e analisar seus resultados para então sabermos se o mesmo está apto para ser utilizado sem prejudicar as qualidades do concreto e assim, garantir a segurança da obra de Construção Civil.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
-Balança com sensibilidade de 0,1 g;
- Estufa;
- Recipientes